domingo, 10 de maio de 2015

Comportamento Sedentário não é o mesmo que Inatividade Física

     Confunde-se comportamento sedentário com inatividade física, mas na realidade existe uma importante diferença entre eles. O sedentarismo é um comportamento diário que caracteriza-se pela quantidade de tempo destinado a um grupo de atividades que não elevam significativamente o gasto energético relacionado ao repouso. E atualmente esse comportamento está sendo relacionado com o aumento da obesidade e ao aparecimento de inúmeras doenças, como a diabetes.
     Nos dias de hoje, os benefícios da atividade física são divulgados de várias maneiras pelos meios de comunicação, algumas recomendações de atividades são repassadas na forma de gasto energético diário, ou do nível de atividade em relação à condição de repouso, através do Equivalente de Repouso (METs). É comprovado que indivíduos que praticam e cumprem as mínimas recomendações de atividade física, tendem a apresentarem uma diminuição significativa do risco de desenvolverem doenças crônicas
.
     
     Porém, fala-se muito sobre os males do sedentarismo, ligando-se a uma pessoa que não pratica atividade física regular, mas, essa pessoa atualmente é considerada na verdade inativa fisicamente e possui riscos muito mais elevados de adquirir alguma doença.
      Algumas evidências indicam que o indivíduo com excesso de tempo em comportamento sedentário,tem ligado a ele uma grade de problemas na saúde, sem levar em consideração o nível de atividade física que realiza durante o dia.
    Além de todas as consequências que já foram citadas, que podem vir juntamente ao comportamento sedentário, exitem outro fatore que podem levar a um agravante muito maior, que está associado ao fumo, estresse, má alimentação, e que muitas vezes não podem ser combatidas somente com a prática do exercício físico.


    
      Por esses motivos e muitos outros citados ao longo das potagens realizadas nesse blog, daremos algumas dicas básicas para prevenir ou amenizar o comportamento sedentário, como:
  • Procurar realizar atividade física regularmente pelo menos durante 150 minutos por semana;
  • Reduzir o tempo que você fica assistindo televisão, sentado ao computador e/ou videogame;
  • Exercitar-se mais, combatendo o comportamento sedentário com atividades simples durante o dia-a-dia, mesmo não tendo tempo disponível para realizar atividades de tempo mais longo, você também consegue contribuir para o gasto energético total diário. 


Até breve, pessoal!

7 comentários:

  1. Fica explicito a necessidade do conhecimento do profissional de educação física. A prática regular de exercícios físicos trazes inúmeras vantagens dentre elas: evitar doenças, melhor o sistema cardiovascular, cardiorrespiratório, endócrino, facilita a perda de peso, melhora a capacidade mental de concentração, etc, mas é preciso o acompanhamento do profissional com o conhecimento adequando para a prescrição de um treino ou programa de exercícios, sejam eles aeróbicos ou de força.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. GRUPO 5: Anne, Alessandro, Mariane, Rafaely (ELA).
    A prática da atividade física, como foi explicitado, é uma grande aliada no quesito tratamento de doenças que são acarretadas através do sedentarismo, porém vale ressaltar que, algumas vezes, o comportamento sedentário se agrava a partir de outros fatores, como o fumo, estresse, má alimentação e etc, fatores estes que, muitas vezes, não podem ser contrabalanceados somente com a prática do exercício físico. Portanto, cabe ao bom profissional não somente ser um prescritor de exercícios, mas sim um profissional que saiba enxergar e preencher a lacuna de necessidade do seu paciente, melhorando não só seu bem estar físico, mas também o mental

    ResponderExcluir
  4. Grupo 8 – Adriele, Alisson e Léo Rangel ( Poluição do ar e exercício)
    O sedentarismo e a inatividade física estão também intimamente ligadas a um quadro de má alimentação; praticar atividades físicas além de proporcionar bem estar físico e mental, é também importante aliada no combate a doenças, que tentem a ter um aumento quando o sedentarismo e a inatividade também estão em alta. A inatividade física, como citado no post “está ligada a uma pessoa que não pratica atividade física regular” e que pode resultar em sedentarismo “comportamento diário que caracteriza-se pela quantidade de tempo destinado a um grupo de atividades que não elevam significativamente o gasto energético relacionado ao repouso “ a partir dai então a mudança de hábitos é o necessário para se sair dessa estimativa de risco que tem como consequência a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto, distúrbios cardíacos e além de tudo isso ainda pode acelerar o envelhecimento.

    ResponderExcluir
  5. A evolução tecnológica ocorrida nos últimos anos e as alterações no campo social,
    político e econômico, bem como, a urbanização das cidades proporcionaram mudanças nas condições de vida e de saúde das pessoas e, como consequência, na exposição ao comportamento sedentário, no nível insuficiente de atividade física e no excesso de peso corporal de uma boa parte da população. E a consciência da população em praticar atividade física só está se tornando mais clara, quando já se encontra em algum quadro de doença. Mas isso tem que ser mudado, a prática deve se tornar hábito para prevenir as patologias as quais estamos sujeitos nos dias de hoje. Deve-se deixa de lado tanto o sedentarismo e a inatividade física, pois isso não leva benefício alguma vida das pessoas. Hábitos como esses estão se tornando cada vez mais frequente, o que é muito ruim para a saúde da população em geral.

    ResponderExcluir
  6. Grupo 07 (Anderson, José Francisco, Thaís).
    De fato há diferença entre comportamento sedentário e inatividade física, boa parte da população utiliza deste argumento de que não tem uma ou duas horas para destinar a prática esportiva, muita vezes exigida desde o lanche e treino e ao tempo a se retornar as atividades corriqueiras, porem isso não os impede de realizarem atividades físicas com o tempo bem mais reduzidos utilizando pelo menos quatro dias por semana, essa frequências combinada ao não uso de cigarros, bebidas alcoólicas e uma boa rotina de sono, com certeza ira trazer benefícios que inicialmente serão mínimos, mas com o passar do tempo, iram reduzir ou evitar o quadro de algumas doenças.

    ResponderExcluir
  7. Grupo 02- (Daniela e Mateus Marques)
    Durante toda a leitura desse blog e desse post podemos observar a importância do educador físico para um dos grandes males da sociedade.
    O sedentarismo é considerado como um dos males do século, pois com o sedentarismo as pessoas acarretam outras doenças e algumas delas cônicas.
    Os inativos fisicamente merecem tanta atenção quanto os sedentários, justamente pela forma "irregular" de praticas os exercícios, essa prática irregular pode trazer mais problemas que benefícios.
    É importante nós como educadores físicos tentarmos dar nossa parcela de contribuição que não é 100% desse trabalho, para alertar as pessoas sobre os benefícios que as atividades físicas podem trazer para as suas vidas, com uma frequência de pelo menos três dias na semana e de 40 minutos por dia, evitar o consumo de álcool, evitar o tabagismo e consumo de alimentos saudáveis.

    ResponderExcluir