Primeiro precisamos saber o que é apneia do sono. Apneia do sono é um distúrbio que provoca falhas na respiração superficial durante o sono, pausa essa que dura entre 10 e 30 segundos, após essa pausa a respiração retorna com um ronco alto ou som de asfixia, interrompendo o sono normal e elevando a sonolência diurna.
Em uma nova pesquisa foi observado que a apneia obstrutiva do sono pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral. Esse estudo foi realizado com 5.400 pessoas de 40 anos ou mais, todos foram submetidos a testes para confirmar se possuíam ou não apneia do sono e sua gravidade da doença. Homens com apneia do sono moderada a grave estavam três vezes mais propensos a ter um AVC como aqueles com apneia leve ou nenhum sono. Já nas mulheres o risco de derrame nelas aumentava apenas se a sua apneia do sono fosse grave. Foi observado que os efeito foi mais acentuado nos homens. Pesquisadores afirmaram que existe diferença entre os sexos, devido os homens desenvolverem mais cedo a apneia do sono. O resultado dessa pesquisa publicada online no European Journal of Respiratory e Critical Care Medicine, foi que durante os nove anos após o início dessa pesquisa, 85 homens e 108 mulheres tiveram derrames.
A apneia do sono é uma doença médica séria. Pessoas com apneia do sono tendem a ter maior probabilidade de morrer do que pessoas que não a possuam.
A grande maioria das pessoas que possuem a apneia do sono não sabem que tem essa doença. Por isso muitas vezes os sinais são observados por membros da família. O tipo mais conhecido de apneia é a apneia obstrutiva do sono, é quando as vias aéreas da respiração ficam bloqueadas ou cai repetidamente durante o sono. Esse tipo de apneia do sono pode ser causada por grandes amígdalas, ou pelo fato do indivíduo está acima do peso, faz com que esse distúrbio aconteça mais frequentemente. A apneia do sono pode desencadear outros problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e derrames. Se você acha que tem apneia do sono consulte um médico e considere realizar estudos do sono.
Se o indivíduo for diagnosticado com apneia do sono, deve seguir as recomendações do médico e fazer o tratamento habitual, que consiste no uso de uma máscara, fazendo com que as vias aéreas fiquem abertas e impede o colapso enquanto dorme, conhecido como um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias respiratórias.
O tratamento incluem também mudanças no estilo de vida, dispositivos respiratórios e cirurgia. Alguns estudos acreditam que com o aumento dos índices de obesidade (epidemia) a apneia do sono tende a aumentar no futuro.
Nos dias de hoje não se sabe se os riscos ligados à apneia do sono como o AVC irão ser reduzidos, no entanto necessita-se de mais pesquisas ligadas ao tema para verificar se o tratamento da apneia do sono reduz os riscos de novos problemas de saúde.
A relação entre o exercício físico e o sono pode influenciar até o ritmo da temperatura corporal, onde a temperatura do corpo decresce para um valor mínimo durante o período do sono em torno das quatro horas da manhã e começa a crescer antes do inicio da vigília. Conclui-se então que é plausível o efeito benéfico do exercício físico na melhora da qualidade do sono e na prevenção de distúrbios patológicos do mesmo, proporcionando que esses indivíduos tenham uma melhora na sua qualidade de vida e um período de sono com mais qualidade por longo tempo.
ResponderExcluirObservando no artigo os motivos pelos quais a apineia do sono se dá e suas consequencias (muitas vezes tragicas) ao individuo podemos estar certos d q a atividade física regular tras beneficios significativos ao combate de tal doença. Exercicios físicos localizados realizados na região das vias aéreas superiores(farinje, em volta da lingua, palato mole) podem melhorar a qualidade do sono do individuo quanto a apineia. Isso fica claro ao verificarmos os dados de uma pesquisa realizada pelo intituto do coração de São Paulo no laboratorio do sono, esses exercicios foram realizados com 31 pacientes durante 3meses, e ao final se verificou uma melhora signifixativa da qualidade do sono do individuo pela redução da ocorrencia da apineia, ou seja, acordaram menos por conta da doença. Sabendo ainda que a população em que esse mal ocorre com maior frequencia é a de individuos obesos a atividade fisica entraria tbm como una arma para reduzir o indice de massa gorda do sujeito, fazendo-o retornar a seu estado normal de peso, e isso reduziria suas chances de ter apineia, e consequentemente o de AVC e outras doenças como a hipertensão, outras doenças cardiacas, derrames e etc.
ResponderExcluirGRUPO 05- Anne, Alessandro, Mariane, Rafaely (ELA).
ResponderExcluirComo o post mostrou, a apneia do sono não é um incômodo apenas para quem convive com portadores desse problema, pois ela pode acarretar problemas ainda mais sérios como pressão alta, doenças cardíacas, derrames, e prejuízo na memória e capacidade de concentração do indivíduo. Mais uma vez a atividade física se faz necessária, pois a melhora do condicionamento físico, que afeta também o condicionamento cardiorrespiratório, permite que a pessoa tenha esse problema amenizado, além de que excesso de gordura no corpo também se acumula na região da garganta e isso prejudica a passagem do ar nas vias aéreas altas. Se houver acúmulo acentuado na região abdominal, a gordura causa pressão no diafragma, e prejudica a respiração. Portanto o exercício físico é importante tanto para pessoas que sofrem desse problema, quanto para aqueles indivíduos que possuem muita gordura corporal, que pode levar a um quadro de apnéia no futuro.
Muito interessante o post e o assunto abordado. Pois bem, apneia do sono, pode ser de dois tipos obstrutiva do sono que ocorre quando os músculos da parte de trás da garganta relaxam, o que acontece enquanto a pessoa dorme e a apneia do sono central que é muito menos comum e ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração, uma pessoa que sofre com este tipo de apneia pode acordar com falta de ar ou sentir dificuldade para dormir ou, ainda, para manter o sono. “A grande maioria das pessoas que possuem a apneia do sono não sabem que tem essa doença” possível motivo pelo qual venha a se desencadear diversos problemas de saúde, podendo resultar em um aumento no risco de AVC, vale lembrar que crianças podem apresentar apneia do sono.
ResponderExcluirGRUPO 07 (Anderson, José Francisco, Thaís).
ResponderExcluirImportante comentar sobre este tema pois, como já foi descrito no blog, muitas pessoas tem essa doença e não tem conhecimento, logo são diagnosticadas por familiares, apneia do sono é um problema grave pois prejudica a saúde do paciente sobre diversos aspectos, seja pelo tempo de redução do sono, pois há uma interrupção temporária, variando de 10 a 30 segundos sem respirar, seja pelo risco de um acidente vascular cerebral,pela dificuldade de oxidação dessas células deste órgão. Em crianças, uma parcela da população tem problemas com apneia do sono com problemas no desenvolvimento exagerado das amídalas, dificultando a passagem do ar, fazendo com que a criança faça trocas gasosas através da boca durante o sono, todos esses fatores influenciam em problemas de saúde futuros caso não sejam dado as devida importância. Parabéns ótimo tema.