A influência das tecnologias no cotidiano das pessoas vem sendo cada vez mais presente, acarretando em comportamentos nem um pouco saudáveis. As pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes dos meios eletrônicos, contudo acabam deixando de se exercitar, desencadeando assim o sedentarismo. Estudos revelam que uma pessoa ao assistir TV gasta menos energia do que quando está deitada e sem dormir, contudo o efeito geral não é apenas o gasto de energia, mas também uma diminuição no trabalho mental e maus hábitos alimentares.
Segundo Marshall (2004) estimou-se que nos EUA morrem em torno de 400.000 pessoas por ano, por consequência do excesso de peso, sendo que desses 400.000 17% foram por influência do uso da TV. Foi observado através de um estudo com 980 crianças que foram acompanhadas de 2 em 2 anos até os seus 21 anos de idade, que cerca de 17% desses casos estavam sobrepeso, devido ao consumo de TV na infância. Concluiu-se que quanto mais uma criança ou adolescente assistem TV maior será seu IMC (Índice de Massa Corporal) na sua fase adulta.
A utilização dos meios eletrônicos está associada de certa forma aos maus hábitos alimentares, pois, os alimentos que costumam ser consumidos pelas pessoas ao ver TV, por exemplo, são os famosos fast food, levando a facilidade para a alimentação.
Em relação ao estudo que afirma, que o gasto de energia ao assistir TV é menor do que ficar apenas deitado, também afirma que a TV induz a um estado de sonolência, um estado de semihipnótico. No livro de Patzlaf(2000) ele fala que esse estado semihipnótico pode ser produzido numa atividade mental, como por exemplo a meditação, no entanto a meditação está ligada a consciência interior, não a passividade ou sonolência como no caso de ficar em frente a TV.
A TV traz diferentes consequências em relação ao sono, ou você adormece ou fica com insônia. A tendência é de que as pessoas busquem por programas onde eles não estimulem o raciocínio, pois, acabam achando o programa desinteressante e buscam outros que causem relaxamento. Esse relaxamento mental que as pessoas buscam ao ver TV está relacionado diretamente a inatividade física, pois, as pessoas acabam se tornando cômodas a se exercitarem, então optam por assistir a programações que levem ao emocional, dessa maneira muitos canais apelam nesses estilos.
Como já foi dito anteriormente é bastante comum o uso de eletrônicos principalmente por jovens, por esse motivo eles acabam se tornando adeptos a hábitos noturnos, consequentemente tem dificuldades para dormir. Segundo os cientistas da Penn State University College of Medicine, nos EUA, esses hábitos levam os jovens a se alimentarem incorretamente durante a noite, os conhecidos lanches noturnos.
A má alimentação e a perda de sono estão ligados a diferentes fatores e o uso de eletrônicos é apenas um deles. Contudo a prática de atividade física é imprescindível para combater o sedentarismo e prevenir a obesidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SETZER, Valdemar W. Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos. Disponível em: <
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/efeitos-negativos-meios.html >. Acesso em: 31/03/2015.
SOARES, Vilhena. Sobra caloria e falta sono entre os jovens. Disponível em: < http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/03/11/noticia_saudeplena,152552/sobra-caloria-e-falta-sono-entre-os-jovens.shtml >. Acesso em: 02/04/2015.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SETZER, Valdemar W. Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos. Disponível em: <
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/efeitos-negativos-meios.html >. Acesso em: 31/03/2015.
SOARES, Vilhena. Sobra caloria e falta sono entre os jovens. Disponível em: < http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/03/11/noticia_saudeplena,152552/sobra-caloria-e-falta-sono-entre-os-jovens.shtml >. Acesso em: 02/04/2015.
Com o desenvolvimento da tecnologia o ser humano se tornou um sejeito muito mais acomodado, pois os aparelhos que fazem parte da seu dia a dia fazem o trabalho "duro" por eles. Desde o simples levantar para mudar o canal de tv, até a um acender de uma chama para cozir alimentos, tudo mudou contribuindo ainda mais para o comportamento sedentario. Crianças não buscam mais brincadeiras de correr, preferem permanecer frente a um video game o dia todo. O consumo de alimentos de rapido preparo se tornou uma constante, alimentos esses com alto teor de gorduras saturadas e outros venenos. Tudo isso contribui para a degradação continua da saúde do individuo, o q a longo prazo traz maleficios muitas vezes irreverssiveis. E é nossa(profissionais de educaçao fisica) a responsabilidade de persuadir tais pessoas a mudar de comportamento. Bela postagem, parabéns.
ResponderExcluirEsta é uma questão interessantíssima a ser debatida e discutida.
ResponderExcluirÉ notável a influência da tecnologia no modo de viver das pessoas; estas se tornaram cada vez mais preguiçosas e sedentárias. Este modo de viver pode levar ao acarretamento de diversas problemas (sobrepeso, diabetes, insônia, etc.)
É possível perceber, principalmente em crianças, mudanças nos hábitos, pois a maioria destas estão sempre ligadas ao vídeo game, computador ou aparelho de TV, e estes fatores podem interferir diretamente no comportamento sedentário e sono das mesmas.
A alimentação também está relacionada a tais fatores, pois consumida de forma errada, leva à má qualidade de vida e, consequentemente, à indisposição para práticas que promovam o bem-estar.
Parabéns pela postagem.
O sedentarismo hoje em dia está ligado intimamente ao avanço da tecnologia, e vem prejudicando muito as pessoas, que passam horas e horas entretidas, esse prejuízo ainda é maior na infância, pois as crianças deixam de correr, brincar de forma mais saudável, com uma grande chance de virarem adultos obesos, e passam o dia em frente uma TV, em um videogame ou de um computador, tendo uma má alimentação e sem praticarem alguma atividade física, que é bastante importante no desenvolvimento.
ResponderExcluirEsse tema é muito amplo e merece muita discussão. Parabéns ao blog.
Um fato bem interessante é que o sedentarismo nem sempre anda lado a lado com a obesidade. É óbvio que uma pessoa com comportamento sedentário tem grandes chances de ser ou de se tornar obeso, porém, existem casos de pessoas com, por exemplo, o metabolismo muito acelerado, que levam uma vida baseada em tv, fast-foods e sofá, mas que mesmo assim não apresentam um índice de gordura elevado. Claro que isso varia de pessoa pra pessoa. É muito mais fácil ganhar gorduras do que perder. Por isso, é preciso uma mudança no comportamento das pessoas, e a prática constante de atividades físicas para evitar problemas associados ao sedentarismo.
ResponderExcluirÓtima postagem, parabéns ao blog.
Discutir sobre a influência do uso de eletrônicos na vida das pessoas é fundamental, pois com a globalização o mundo está cada vez mais dependente da tecnologia, que tem suas vantagens e desvantagens. O foco desse post foi o sedentarismo, que é uma das desvantagens, se não for a maior, pois o corpo e a mente foram feitos para se exercitar, o que está sendo deixado de lado com toda essa tecnologia. O post abordou bem detalhadamente esse assunto de forma clara trazendo matérias interessantes que puderam provar tudo o que foi dito, parabéns!
ResponderExcluirA tecnologia vem ajudando a abrir novos caminhos, novas oportunidades trazendo muitos benefícios em todas as áreas, mas juntamente com esses benefícios são trazidos malefícios que se não tratados com a importância necessária podem desencadear danos irreversíveis, pois ela vem se desenvolvendo para facilitar a vida das pessoas, o que acaba estimulando estes indivíduos a se movimentarem cada vez menos, ficando alienados a essas novas tecnologias os indivíduos passam a consumir alimentos nada saudáveis, ricos em gordura, açúcar e sódio acarretando no aparecimento de varias doenças e no ganho de gordura, cabe a nós educadores físicos auxiliarmos estes indivíduos a se movimentarem e a mudarem os seus hábitos alimentares, para que eles pratiquem atividades físicas ajudando na manutenção da sua saúde.
ResponderExcluirÉ perceptível que a tecnologia em alguns casos torna-se vilã em relação a pratica de exercícios físicos. Por isso é vista como um mal necessário. A facilidade e comodismo que vem crescendo com avanço dessas tecnologias implicam cada vez mais com menos movimento, todos esse recursos tem gerado um ciclo vicioso e sedentário pela simples “necessidade” do mesmo, bem como assistir televisão, já não é necessário levantar-se para mudar de canal, ou simplesmente uma ida ao mercado, que era feito a pé, e hoje mesmo sendo perto tem seu trajeto feito de carro ou moto. Lembrando também que já não é comum crianças brincando na rua, ou interagindo com outras crianças, uma vez que estão presas a tablets, computadores, celulares, (quase sempre com um “lanchinho” ao alcance das mãos) e isso tudo vem agravando esse problema do sedentarismo tendendo a no futuro acarretar doenças mais graves !!
ResponderExcluirMuito bom o blog !!
O avanço da tecnologia tem proporcionado um grande passo, isso todo mundo sabe, mas infelizmente tem proporcionado maus hábitos, talvez por falta de atenção dos pais deixando livre e acaba que sendo uma espécie de necessidade das crianças e jovens de hoje esses eletrônicos ( vídeo game, jogos em computadores). O excesso de peso (sobrepeso ebesidade) é classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma epidemia, então diante do aumento de prevalência da obesidade, torna-se urgente estudar estratégias que permitam o seu controle.Tema muito amplo, que merece uma atenção especial
ResponderExcluirA modernização do mundo, de certa forma, esta trazendo o sedentarismo atrelado a ela. Muitas das pessoas do "Tempo Moderno" buscam por comodidade e facilidade em suas atividades diárias. E os eletrônicos sao dos principais produtos que proporcionam isso as pessoas. E isso causa prejuízos prejuízos tanto fisico como psicológicos e sociais. Exemplo desses prejuízos sao: excesso de peso, obesidade, insonia, exclusão social, deexclusão. Outro exemplo muito presente e visível na atualidade sao os fast food, que proporciona uma facilidade na alimentação, mas traz uma série de que acarretam sérios problemas futuros como diabetes, altos níveis de colesterol e obesidade. Os meios eletronicos tornaram-se ferramenta indispensáveis para os seres humano, mas o uso nao consciente desses meios pode causar malefícios fatais a vida.
ResponderExcluirÉ interessante informar que sedentarismo significa falta ou ausência de atividades fisicas ou esportivas e é conhecida como a doença do sec. XXI devido ao fato de que o homem abusa dos confortos que os avanços da tecnologia lhe permitem ter. Infelizmente essa má atitude traz graves consequências como por exemplo: perda de flexibilidade articular, prejudicar o funcionamento de vários órgãos, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol elevado e infarto do miocárdio. Ai entra a importância da pratica de exercícios físicos seguindo orientações de um educador físico graduado.
ResponderExcluirCom base em vários comentários aqui postados, chegamos ao ponto de não termos mais a necessidade nem de pegar no controle remoto para trocar de canal de TV, podendo utilizar deste serviço através do comando de voz, alguns estudiosos afirmam que daqui alguns anos, o ser humano vai sentir dificuldade para realizar pequenos trajetos a pé em função da praticidade. Em relação aos jogos eletrônicos aliado a perda de sono causam consequências maléficas para o organismos humano, tanto em termos de desregulação do metabolismo, quando pela ausência de uma boa noite de sono aliada a uma má utilização de lanches, que geralmente são ricos em ácidos graxos, açucares ou sódio, trazendo com isso um sobre peso, quando ao aumento do estresse em função de poucas horas de sono, levando a problemas sociais e a queda do rendimento escolar ou profissional. Tema bastante interessante a ser abordado, parabéns e é nosso dever combater hábitos maléficos a saúde e ao bem estar.
ResponderExcluirA modernização do mundo, de certa forma, esta trazendo o sedentarismo atrelado a ela. Muitas das pessoas do "Tempo Moderno" buscam por comodidade e facilidade em suas atividades diárias. E os eletrônicos sao dos principais produtos que proporcionam isso as pessoas. E isso causa prejuízos prejuízos tanto fisico como psicológicos e sociais. Exemplo desses prejuízos sao: excesso de peso, obesidade, insonia, exclusão social, deexclusão. Outro exemplo muito presente e visível na atualidade sao os fast food, que proporciona uma facilidade na alimentação, mas traz uma série de que acarretam sérios problemas futuros como diabetes, altos níveis de colesterol e obesidade. Os meios eletronicos tornaram-se ferramenta indispensáveis para os seres humano, mas o uso nao consciente desses meios pode causar malefícios fatais a vida.
ResponderExcluirDe fato o sedentarismo leva o indivíduo a uma vida desregrada, de má alimentação, falta de exercícios físicos, o que desencadeia uma série de melefícios ao organismo como um todo. O sedentarismo ainda é mais acentuado quando ligado ao uso excessivo de eletrônicos. O que acomete principalmente a população mais jovem, que hoje vive conectada... isso poderá gerar um imenso leque de problemas, como doenças (obesidade, diabetes, problemas de colesterol, insônia etc), como problemas psicológicos, principalmente em crianças, gerando hiperatividade, agressividade, machismo, e em casos mais graves, confusão mental produzida por horas jogando video games. Além disso, indivíduos que vivem dessa forma tendem a procurar formas rápidas de se alimentarem. E, então, os fast foods passam a ser bastante consumidos, causando problemas de saúde como os citados anteriormente. Associando tudo isso à falta de exercícios físicos diariamente, os problemas só se agravam. Parabéns pelo blog! :D
ResponderExcluirO mundo contemporâneo trouxe muitos avanços para o homem, como o avanço da medicina, da tecnologia e mais conforto para realização de atividades básicas, porém o que era pra ser apenas um auxílio, acabou por tornar as pessoas mais sedentárias. Tudo o que as pessoas querem está a um "clique", juntamente a isso a alimentação está ficando mais rica em conservantes que a longo prazo trazem muitos malefícios ao ser humano. A Educação Física se encaixa perfeitamente nesse contexto para promover saúde e bem estar as pessoas. Bela postagem!
ResponderExcluir